Rosa Maria Zaia Borges

Docente 3 Grau
Professora permanente - Linha de Pesquisa 2
00 0000-0000

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (1997), mestrado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2001) e doutorado em Filosofia do Direito pela Universidade de São Paulo - USP (2009). Atualmente é professora adjunta do Curso de Direito da Universidade Federal de Uberlândia. Atuou como professora em diversos cursos de graduação em Direito e Relações Internacionais, dentre eles, Universidade Federal do Pampa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA/RS, Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter. Desempenhou cargos administrativos nestas instituições, como supervisora de estágio não obrigatório (PUCRS) e supervisora do setor de trabalhos de conclusão de curso (ULBRA/RS). Participou como professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (stricto sensu) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Tem experiência em atividades de extensão participando como coordenadora e membro do Núcleo de Assessoria Jurídica Popular (NAJUP/RS). Tem experiência em gestão de políticas públicas como Diretora de Acesso à Justiça na Secretaria de Segurança Pública no Município de Canoas/RS. É membro da Associação Brasileira do Ensino do Direito - ABEDI. É membro fundadora do Grupo de Estudos sobre Internacionalização do Direito e Justiça de Transição - IDEJUST. Áreas de atuação e interesse: direito internacional público, direitos internacional humanitário, direitos humanos, gênero e mediação de conflitos.